Já fiz uma matéria mostrando como trocar o filtro de cabine e explicando como usar um higienizador do sistema, desses que compramos em lojas de autopeças. Mas, em tempos difíceis para o nosso sistema respiratório, acho válido comentar sobre alguns outros pontos relacionados ao ar-condicionado.
O primeiro é, como sempre, a manutenção preventiva dele. Nas matérias que citei acima mencionei que gosto de fazer as manutenções a cada três ou quatro meses – isso porque sou paranoica e tenho asma, mas a recomendação do fabricante é a cada seis meses.
Esse intervalo é legal, pois você pode escolher períodos estratégicos para realizar a troca do filtro e a higienização – como, por exemplo, um pouco antes do verão ou do inverno começar. Essa sugestão é porque são os períodos em que mais usamos o ar-condicionado, então é bacana que ele esteja super em ordem quando essas épocas chegam.
Outra coisa legal de comentarmos é sobre a utilização do ar-condicionado, e aqui eu quero chamar a atenção de vocês para o botão de recirculação de ar. Quando ativamos a função de recirculação, estamos deixando de trocar ar com o mundo e fazendo com que o mesmo ar passe de novo e de novo pelo sistema. Isso faz com que a eficiência do ar-condicionado.